O contexto do exercício do Profissional de Saúde é um meio privilegiado na formação, desempenho e atualização do profissional permitindo ao profissional de saúde desenvolver a sua identidade profissional e pessoal, cimentando as bases necessárias àconstrução dos seus conhecimentos profissionais.
Segundo Carapinheiro (1993), os hospitais são instituições que albergam diversas profissões com diversidade na formação, na socialização, nas posições hierárquicas e na divisão do trabalho, o que lhes confere uma complexidade de organização e de relações de poder. Complexidade que se organiza/desorganiza ainda mais numa profissão como a enfermagem, ao carregar um fardo muito pesado da sua herança histórica. É claro que a SCMCB não é um hospital, mas na sua essência e organização, não difere em muito desse. Na prestação e exigência dos cuidados, apesar da sua especificidade, assemelha-se em tudo.
O Serviço de Saúde da ERPI SCMCBestá disperso por todas as valências da Instituição. Na sede, está inserido no Pavilhão H, no 3º piso. É composto por uma (1) sala de espera condigna para os utentes e familiares, dois (2) gabinetes médicos, uma (1) sala de enfermagem, que é “dividida” numa primeira parte reservada à preparação e manipulação de medicação, outra segunda parte, onde se prestam os cuidados médico-cirúrgicos e uma terceira parte onde se processa a parte administrativa (secretária, processos, …). É ainda constituído o Serviço de saúde, por um gabinete reservado à administrativa, um vestiário, uma casa de banho e um espaço para arrumações (stock).
Tem como Missão: O Serviço de Saúde da ERPI SCMCB assume-se como um serviço de referência da Instituição no apoio em questões de saúde aos variados utentes (cerca de 400), e família, na promoção da saúde, na prevenção de complicações de patologias e no estímulo à formação em temáticas relacionadas com a melhoria e a otimização da qualidade dos cuidados.
Tem como objetivos gerais:
- Manter e implementar atividades de saúde com qualidade, junto dos utentes;
- Contribuir para o apoio social e a humanização da assistência ao utente, em todas as fases da doença;
- Complementar as atividades de saúde numa dinâmica pró-ativa e integrá-las nas dinâmicas da Instituição;
- Desenvolver estruturas para as prevenções primária e secundária, tratamento e reabilitação, isoladamente ou em colaboração com outros serviços da SCMCB;
- Relacionar os objetivos preconizados, as atividades realizadas e os resultados alcançados;
Os nossos Princípios e Valores: Os Profissionais de Saúde que desenvolvem a sua atividade na Equipa de Saúde da ERPI SCMCB regem-se pelos princípios da Humanização, Profissionalismo e Solidariedade além dos seguintes valores:
- Sensibilidade;
- Equidade;
- Ética;
- Respeito;
- Compromisso;
- Responsabilidade;
- Transparência.